7 estrategias de marketing para e-commerce

As estratégias de marketing para e-commerce se tornaram essenciais nos negócios digitais porque sem um planejamento ficaria impossível ter bons resultados em seus negócios.

Por isso que o pensamento estratégico é fundamental para que se possa lançar campanhas eficazes na Internet.

Neste texto daremos 7 estratégias de marketing para e-commerce infalíveis e com resultados comprovados.

A seguir abordaremos mais detalhadamente as dicas enumeradas:

  1. Ter um blog de conteúdo de boa qualidade e com SEO é fundamental.
  2. Planejamento para atrair mais visitantes.
  3. O uso das redes sociais como mecanismos de divulgação.
  4. Remarketing para a conversão de clientes.
  5. A satisfação do cliente é fundamental.
  6. É importante ter presença nos marketplaces.
  7. Chatbots: mecanismos que podem ajudar na prontidão das comunicação com seu cliente.

Clique Aqui: Faça uma aula Grátis e Comece seu negocio online

Dica 1 – Ter um blog de conteúdo de boa qualidade e com SEO é fundamental

Se você tem um e-commerce já deve ter percebido que sua presença nos mecanismos de busca reflete-se na quantidade de acessos.

Consequentemente isso gera conversão de clientes, quanto mais acesso mais clientes interessados no produto que podem realmente concretizar uma compra.

Dificilmente um cliente acessa um site que não esteja ranqueado logo nas primeiras páginas do Google. Principalmente para vender produtos, essa regra é importante.

O programa de busca do Google atualmente conta com algoritmos baseados em inteligência artificial que levam em conta não somente palavras-chaves, back-links e links internos.

Esses algoritmos são capazes de analisar a experiência de usuário a partir das seguintes prerrogativas:

  • Tempo de leitura de um conteúdo.
  • Quantidade de likes e compartilhamentos.
  • Comentários e classificações de usuários sobre o seu produto.

Ou seja, uma boa estratégia de e-commerce passa por um planejamento de conteúdo cuidadoso que seja capaz de ranquear sua página nas primeiras buscas quando um potencial cliente for procurar por uma palavra-chave no Google.

Quanto mais postagens com curtidas, palavras-chaves, fotos com atributos ideais para ranqueamento, melhores as suas chances de ser bem posicionado(a).

Clique Aqui: Baixe Gratuitamente O Ebook 7 Passos Criar Negocio Online Ecommerce Lucrativo

Sem um planejamento adequado para suas estrategias de e-commerce você não terá acessos em sua página e consequentemente não fará vendas.

Dica 2 – Planejamento para atrair mais visitantes

O número de visitantes é primordial para alcançar uma boa conversão. Se você conseguir atrair um número grande de pessoas até o seu site melhores serão suas chances de venda.

Funciona como um grande Shopping Center em que pessoas passam na frente de sua loja e verificam o produto.

Na Internet esse processo é parecido porém não é igual.

As pessoas buscam os produtos e conteúdos que desejam nos buscadores mais famosos. A partir disso acessam lojas que demonstram tudo o que precisam, analisando preços, dimensões dos produtos, descrições, etc.

Dentro dessa perspectiva daremos alguns fundamentos de planejamento para atrair mais visitantes:

  • Tenha fotos em alta qualidade dos produtos.
  • As descrições precisam conter especificações sobre o produtos com o máximo de clareza possível.
  • Ter links disponíveis com acesso aos diversos modelos do mesmo produto com os preços e um botão de comprar.
  • Divulgue seus produtos nas redes sociais.
  • Os blogs devem ser direcionados ao seu nicho de atuação contendo links de dicas que têm os produtos que você vende.

Clique Aqui:Faça uma aula Grátis e Comece seu negocio online

Dica 3 – O uso das redes sociais como mecanismos de divulgação

As redes sociais são excelentes meios de divulgação, não somente porque oferecem meios de contato com seus clientes atuais e potenciais.

Você pode automaticamente compartilhar os conteúdos de seu blog, produtos, promoções etc. em grupos nas redes sociais e em sua página empresarial.

Hoje em dia, na verdade, muitas pessoas procuram empresas que oferecem determinados serviços através das redes sociais. Estratégias de marketing de e-commerce que envolvam as redes sociais devem levar em conta os seguintes fatores:

  • Coloque plugins no seu blog que permitam o compartilhamento rápido e até automático das postagens que você colocar online.
  • Use textos interessantes e bem chamativos nos posts com hashtags que possam ajudar a divulgar sua empresa.
  • Responda rapidamente os clientes que lhe procurem através de mensagens diretas nas diversas redes sociais da empresa. Isso será importante quando o cliente quiser solucionar uma dúvida ou tem alguma pergunta sobre o produto.
  • Crie conteúdos específicos e interessantes para as redes sociais, concebidos especialmente no formato de comunicação esperado; com frases rápidas e visualmente interessantes.

Dica 4 – Remarketing para a conversão de clientes

Essa é uma das ferramentas de marketing digital mais eficientes atualmente. Sendo um dos mecanismos do Google Ads que marca e identifica seus usuários.

É uma oportunidade para quem deseja investir em links patrocinados permitindo que o usuário que visitou a sua página possa ser convertido acessando novamente.

Quando uma pessoa visita o seu site, será criada e armazenada uma marcação para o cliente em potencial.

Os cookies dos interesses do cliente ficarão gravados no computador do seu prospect. Esses cookies começam a redirecionar o usuário, mostrando os seus anúncios pelos quais ele se interessou em blogs e sites que ele navegará.

Você mesmo(a) pode ter visitado um site sobre um produto e depois, ao navegar, começar a ver anúncios nos sites que você acessa para os mesmos produtos.

Clique Aqui: Faça uma aula Grátis e Comece seu negocio online

O Google usa algoritmos de inteligência artificial para medir a experiência de usuário e também para converter através do remarketing.

Dica 5 – A satisfação do cliente é fundamental

Um cliente altamente satisfeito lhe classificará muito bem nas redes sociais e fará elogios à empresa. Isso é muito importante para garantir autoridade e confiabilidade para sua empresa.

A opinião de outros usuários será uma excelente propaganda gratuita que permitirá que outros tenham interesse pelo seu trabalho.

Essa é uma grande estratégia de e-marketing, porém você pode estar se perguntando: “E como posso fazer essa estratégia de forma eficaz?”

O remarketing permite que o mesmo usuário acesse propagandas de seu anúncio diversas vezes e isso ajuda muito na conversão de seus usuários para a página do produto.

Clique Aqui: Faça Uma Aula Online GRATUITA que Ensina Iniciar um Negócio na Internet do ZERO

Dica 6 – É importante ter presença nos marketplaces

Os marketplaces são espaços para compra e venda de produtos na Internet que funcionam como plataformas de intermediação.

Um exemplo de marketplace muito conhecido é o site do Mercado Livre.

Há algumas características que podem diferenciar os marketplaces de um e-commerce, vejamos uma lista adiante:

  1. Os marketplaces são intermediários entre o cliente e o vendedor do produto.
  2. É um site que não é centralizado na marca do seu produtos, vários fornecedores podem ter produtos à venda nesses locais.
  3. A plataforma geralmente intermedia o negócio através da cobrança de uma comissão sobre a venda.
  4. Os marketplaces também são excelente ferramentas de anúncio porque possuem seus próprios mecanismos de acesso aos clientes através de propagandas próprias na Internet.

Não tenha receio de investir tempo ou até dinheiro para ter páginas de seus produtos em marketplaces com boas fotos e descrições.

Esses sites são importantes ferramentas para conseguir vendas através da Internet.

Além disso muitos marketplaces oferecem a oportunidade do cliente avaliar a loja e os produtos; o que consequentemente ajudará muito no marketing do seu e-commerce.

Clique Aqui: Faça uma aula Grátis e Comece seu negocio online

Dica 7 – Chatbots: mecanismos que podem ajudar na prontidão das comunicação com seu cliente

Os chatbots são programas de resposta automática que podem servir para captação de leads também.

Eles são de certa forma considerados mecanismos de inteligência artificial capazes de responder automaticamente aos clientes sobre diversas dúvidas identificando as palavras na perguntas.

Outra capacidade importante é instalar os chatbots em Landing Pages que podem levar o cliente a páginas de determinados produtos de acordo com suas preferências e texto.

Esses programas de fato simulam respostas humanas aos clientes.

Outra coisa importante é que em muitas redes sociais algumas avaliações dependem do tempo de resposta aos clientes; e você terá que ser rápido.

Com um chatbot isso pode ser automático, 7 dias por semana e 24 horas por dia.

Conclusão

Neste artigo vimos 7 dicas de marketing para e-commerce que ajudarão muito a impulsionar seus negócios no mundo digital.

Você gostou do conteúdo? Não se esqueça de comentar conosco suas estratégias de marketing para e-commerce que foram eficazes.

Clique Aqui:Faça uma aula Grátis e Comece seu negocio online

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *