As 12 Estratégias SEO On Page e SEO Off Page mais eficientes

Antes de tratarmos sobre as estratégias de SEO On Page e Off Page mais eficientes, convém defini-las primeiramente. O termo “On Page” vem da língua inglesa significando simplesmente “na página”.

Já o “Off Page” identifica estratégias que são direcionadas fora da página interessada na criação de estratégias de SEO.

Portanto, resumindo temos:

  • SEO On Page: estratégias de SEO que são realizadas através de mecanismos na própria página. Um exemplo disso seria o uso extensivo de palavras-chaves em textos, técnicas de SEO que preconizam a utilização de listagens, subtítulos, texto “alt” nas fotos do site, etc. O conteúdo não ficará visualmente mais agradável e fácil de ser lido, na verdade o robô do Google tem algoritmos capazes de identificar essas características e ranquear de acordo com o que estiver adequado a esse tipo de página.
  • SEO Off Page: como o próprio termo indica são estratégias fora da página. Geralmente são links colocados em outras páginas que ajudam outras pessoas a acessarem a página, a quantidade de acessos ajudam na classificação de determinado site pelo Google.

Agora que já sabemos o conceito desses dois tipos de estratégias, vejamos uma lista das 12 melhores estratégias de SEO On Page e Off Page altamente eficientes!

Estratégia SEO On Page 1: Uso de títulos e subtítulos

Esses títulos e subtítulos estão disponíveis na grande maioria dos editores de textos para blogs.

No código HTML das páginas eles podem ser facilmente identificados como h1, h2, h3, h4 e h5. Os algoritmos do Google são capazes de identificar esses códigos em HTML e localizarem a página.

É como se a organização desses títulos e subtítulos contendo a palavra-chave fosse identificada pelo mecanismo de busca como um texto de boa qualidade. Portanto, o Google localizará automaticamente e reconhecerá o seu site como tendo uma formação textual adequada.

Estratégia SEO On Page 2: URL Simples a Amigável

Suponhamos que você tenha um domínio comprado com um nome que não tenha nada a ver com sua marca. E pior, que tenha números no meio, tenha uma extensão grande e difícil de ser entendida pelas pessoas.

Isso não será nada bom para sua página, o Google também provavelmente terá mais dificuldade em lhe ranquear nas primeiras páginas das buscas pelos produtos com os quais você trabalha. Imagine as duas possibilidades a seguir:

  1. www.suapagina.com.br/oh-1678909
  2. www.suapagina.com.br/meus-produtos

Qual seria a página com possibilidades de melhor classificação nos mecanismos de busca? Você concordaria comigo que é a segunda opção? O nome da página está de acordo com o nome dos produtos disponibilizados em sua página.

Esteja atento a isso, pois nos editores de textos dos sites você poderá escolher a slug da sua página, como é chamado esse nome de identificação da URL.

Estratégia SEO On Page 3: Meta-Descrição

Resumidamente, a meta-descrição seria aquele pequeno texto que aparece abaixo do título da página ao ser localizada pelos mecanismos de busca. Para criar uma meta descrição ideal siga os passos a seguir:

  • Instale um plugin específico para análise de SEO. Em sites em WordPress, o ideal seria instalar o Yoast pois mesmo na versão gratuita, você poderá facilmente inserir uma meta-descrição. O Yoast ainda indica como fazer uma meta-descrição ideal com uma determinada quantidade de palavras e a inserção da palavra-chave principal.
  • Insira a meta-descrição de acordo com o número de palavras e contendo também a palavra-chave indicada no plugin.
  • No caso do Yoast, o campo de inserção da meta-descrição estará disponível no “Editor de amostra”.
  • O Yoast indicará quando a quantidade de palavras estiver satisfatória através de uma faixa verde abaixo. Essa faixa indica o vermelho como insuficiente, o laranja como satisfatório e o verde como bom.

Assista uma série de webinars com alguns dos maiores nomes do Marketing Digital em Portugal e no Brasil que vão desvendar os segredos para você aumentar as vendas do seu negócio– Clique aqui

Estratégia SEO On Page 4: Palavra-Chave Principal

Uma novidade sobre as novas formas de análise do algoritmo do Google é que ele não identifica como digno de boa classificação o excesso do uso das palavras-chave em um texto.

Muitos especialistas em SEO acreditam que jogar as palavras-chaves no texto mesmo sem fazer sentido algum vai ajudá-los a ranquear um site. Isso é um engano, o Google está priorizando a semântica, bem como textos mais fluentes e agradáveis ao leitor.

Mesmo assim é importante que a palavra-chave seja usada diversas vezes. Agora, você me pergunta e como eu posso fazer isso? Lembre-se dessas dicas:

  • É importante inserir a palavra-chave entre as 100 primeiras palavras de seu conteúdo.
  • Pense em usar uma palavra-chave que possa ser usada no texto fazendo sentido.
  • Dê prioridade à semântica e à fluência ao escrever.
  • Faça um uso de palavras relacionadas à sua palavra-chave que são como sinônimos.

Estratégia de SEO On Page 5: Qualidade do seu Conteúdo

Já falamos quanto a experiência do leitor será fundamental para que o Google indique sua página aos seus usuários. Isso significa preferência por conteúdos bem escritos, com linguagem adequada ao seu público-alvo e com bom português.

Caso seja necessário, contrate um revisor para deixar o texto adequado. Não pense que o seu site será ranqueado com textos cheios de conteúdos desnecessários, jogando as palavras-chaves neles sem o mínimo de criatividade e que não sirvam de verdade para interessar as pessoas.

Esse é o erro de grande parte das pessoas que tentam colocar sites no ar para monetizar mas não conseguem engajar muitas pela baixa qualidade do conteúdo.

O Google já usa a inteligência artificial para identificar a experiência do usuário e a qualidade real dos conteúdos.

Estratégia de SEO On Page 6: Conteúdo Audiovisual

O conteúdo audiovisual inclui recursos de imagem, ou vídeo com som. Nessa categoria estão os vídeos que serão compartilhados em sua página e as fotos. Vamos separar em duas categorias essa indicação de SEO On Page, a de fotos e a de vídeos.

Fotos On Page

Em muitos editores de texto, principalmente os do WordPress, quando você colocar a imagem verá um campo para inserir o nome. Use esse nome de acordo com seus interesses na palavra-chave e também outras que o seu público poderia procurar.

Você também verá um campo para texto alternativo, esse é o conhecido texto “alt” que o robô do Google procurará no HTML alternativamente.

É importante que você insira ou um sinônimo ou palavras relacionadas a algo que o cliente buscaria. Muitas vezes os clientes buscam imagens no Google e acabam sendo redirecionados ao seu site.

Vídeos On Page

Você precisará ter um canal no YouTube e usar as técnicas de SEO na criação dos roteiros e nomes dos seus vídeos. Isso será importante para que você consiga gerar uma forma de redirecionamento tanto a partir de seu canal quanto à sua página.

Há muitos sites que permitem a inserção de vídeos diretamente em uma página a partir do YouTube, bastando você colocar o endereço do vídeo no YouTube e a página aparecerá lá.

Estratégia de SEO Off Page 7: Backlinks

Muitos especialistas em SEO consideram os backlinks fundamentais para o sucesso no posicionamento do site. Eles implicam na inserção de links internos e externos ao site que gerarão tráfego a páginas relevantes ao seu conteúdo.

Esse links são inseridos no texto de forma a levar o leitor a conteúdos que lhe interessam.

O Google hoje em dia não está interessado somente na quantidade de backlinks que você usa, mas também na qualidade dos sites para onde você estará direcionando os seus clientes.

Isso implica dizer que você será melhor indexado quando oferecer backlinks para páginas com conteúdo de qualidade, se forem os seus: bem melhor não é mesmo?

Estratégia de SEO Off Page 8: Redes Sociais

algumas coisas muito importantes de serem expostas sobre o SEO nas redes sociais. Vejamos então esses itens para esclarecer o motivo das redes sociais serem estratégias excelentes de SEO Off Page: 

  • Redes sociais são usadas por cerca de 80% dos brasileiros. Essas pessoas usam as redes diariamente para conversarem com seus amigos e familiares, vendo suas timelines e clicando sobre links de interesse.
  • Você pode impulsionar uma campanha e redirecionar as pessoas interessadas ao seu site.
  • Também é possível compartilhar automaticamente os conteúdos do seu blog nas redes sociais. Atividade nas redes sociais hoje implicam em visibilidade que consequentemente traz acessos e clientes.
  •  Há possibilidade de fazer campanhas de alto alcance a preços definidos nas redes sociais que podem render bons negócios.
  • As pessoas que curtem ou lhe seguem nas redes sociais serão sempre noticiadas sobre os conteúdos que você compartilha através de sua timeline. Isso significa uma visibilidade bem alta com poucos custos.
  • Você pode também compartilhar vídeos do YouTube para seus seguidores e através de links no próprio vídeo ou mesmo no post das redes sociais e redirecionar o público para onde você quer.
  • Funciona como uma bola de neve, quanto mais curtidas, mais engajamento e maior classificação o seu negócio receberá dos mecanismos de busca automaticamente.

Estratégia de SEO Off Page 9: Parcerias

Se você ingressar por exemplo em um programa de afiliados como criador de conteúdo, terá uma multidão de pessoas redirecionando seu tráfego para seus produtos.

Eles funcionarão como vendedores e divulgadores de seu trabalho. A sua página oficial será provavelmente a primeira na classificação quando alguém digitar o nome de sua empresa com produtos relacionados.

Portanto é importante que você estabeleça parcerias interessantes que consigam aumentar o seu alcance na Internet. Os parceiros também usarão estratégias de SEO para fazer essa divulgação tornando o negócio crescente em pouco tempo.

Estratégia de SEO Off Page 10: Tenha mais de um site

Isso mesmo, você pode criar mais de um site com conteúdos bons e ir direcionando uns aos outros de acordo com algumas estratégias.

  • Use palavras-chave relacionadas aos assuntos externos que ligarão a página ao site que lhe interessa.
  • Incentive a interação em cada site e use os campos de comentários ou de perguntas e respostas para também redirecionar.
  • Tenha páginas nas redes sociais de cada site e redirecione novamente numa dinâmica completa entre sites, redes sociais, YouTube e fóruns.

Estratégia de SEO Off Page 11: Botões de Compartilhamento

É importante que você também sempre disponibilize botões de compartilhamento no seus sites.

Esses botões farão seus seguidores compartilharem as mensagens ou posts que acharem mais legais para seu amigos e familiares criando também a possibilidade de serem compartilhados por essas pessoas.

Imagine isso, você terá pessoas interessadas em seu trabalho que serão também agentes de propaganda para os seus produtos ou serviços indicando seu trabalho para quem confia neles. Isso gerará confiabilidade e também garantirá a autoridade do seu site.

Estratégia de SEO Off Page 13: Chamada à Ação

Independente de qual veículo você esteja usando para divulgar off page o seu trabalho, nas redes sociais, grupos, fóruns, etc. Coloque um texto de chamada à ação no final para comprar, compartilhar, saber mais, etc. bem próximo ao botão.

Você também poderá inserir um texto que incite a pessoa bem em seu emocional. Não tenha medo de incitar essa pessoa a compartilhar um conteúdo legal, a acessar a sua página para ver mais sobre o seu produto etc. Chame mesmo, afinal o seu conteúdo é o seu instrumento de vendas!

Conclusão

Neste texto vimos 12 estratégias excelentes de SEO On Page e Off page para alavancar os seus negócios online. Com certeza depois de ter lido este post você não verá o seu negócio online da mesma maneira.

Você agora pode pensar de maneira mais estratégica de acordo com os ensinamentos passados pelos maiores estrategistas em marketing digital do mercado.

Você gostou deste artigo? Curta e compartilhe com todos os seus amigos que têm interesse em SEO. Compartilhe também nos fóruns e grupos das redes sociais relacionados ao SEO.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *