Como Trabalhar Online e Viajar ao Mesmo Tempo

Olá, como vai?

Hoje, vou falar um pouco sobre uma nova modalidade de trabalho que surgiu com o avanço tecnológico, e também sobre quem são os nômades digitais.

Você já ouviu falar neles? Se nunca ouviu falar nos nômades digitais, não se culpe, o termo é relativamente novo.

Mas a ideia, essa não é tão nova, e deriva do trabalho home office – a ideia de que se pode trabalhar e ter liberdade ao mesmo tempo. E que tal trabalhar online enquanto viaja pelo país ou pelo mundo?

Como eu disse no artigo em que listei 15 ideias para trabalhar em casa, as estruturas do trabalho têm mudado e novas oportunidades têm surgido quase que de forma tão frenética, que muitos de nós mal consegue acompanhar.

É interessante observar que alguns tipos de trabalho derivam de outros ou muitos se mesclam, como é o caso, por exemplo, do dropshipping, em que marketing digital, e-commerce e social media podem se unir em uma única modalidade de trabalho online.

Se observarmos com atenção, veremos que, tendo uma boa conexão com a internet e um notebook em mãos, é possível trabalhar de quase qualquer lugar – e foi daí que surgiu o nômade digital.

O que é um nômade digital?

Imagine que você resolveu trabalhar como afiliado, e tem passado dias inteiros em casa. Sua família resolve fazer uma viagem de férias, e você vai junto, mas leva o notebook, para não deixar de ganhar dinheiro nos dias em que estiver fora.

Tudo transcorre bem e eis que, no meio do churrasco, entre um espetinho e um clique, você constata que o seu trabalho não precisa mais acontecer dentro de um único espaço delimitado. Que o seu home office pode ser, na verdade, desenvolvido em qualquer lugar.

E, de repente, o mundo se tornou o seu escritório. E você, um nômade digital.

Interessante, certo?

Mas, então, como chegar a esse nível, a ponto de trabalhar online, viajar ao mesmo tempo e ainda ganhar dinheiro?

Vamos falar sobre isso.

Como posso me tornar um nômade digital?

No exemplo, eu mencionei o Dropshipping, mas o conceito aceita qualquer tipo de trabalho que possa ser desenvolvido pela internet.

Pode ser um trabalho de produção de conteúdo como freelancer, ou criação de conteúdo próprio, para seu blog ou vlog. Ou aulas particulares online.

São muitas as opções, e metade do caminho é você saber identificar o que mais se enquadra nas suas habilidades e interesses.

Há alguns anos, me deparei com um anúncio de uma gigante da internet que procurava um redator disposto a viajar para escrever sobre turismo.

O contratado seria remunerado para conhecer o mundo e escrever sobre as suas experiências.

Quer mais uma ideia?

Uma pessoa que tenha paixão por gastronomia, gosta de escrever e quer provar os sabores do mundo, pode buscar patrocínio para um blog onde postará suas experiências e receitas inéditas baseadas na culinária regional dos lugares por onde passar.

A criatividade é tudo, e o único limite para o nômade digital é o alcance da internet.

Mas não é preciso fazer nada mirabolante. Se você já tem conhecimentos e formação em alguma área que permita, você pode oferecer serviços de consultoria,o que também pode te render uma boa remuneração e ainda possibilitar que você trabalhe enquanto viaja.

Nomadismo digital: como começar?

Então se você se interessou, e quer experimentar esse novo estilo de vida e de trabalho, o primeiro passo é consolidar seu trabalho antes da partida. Afinal, durante a viagem você vai precisar de dinheiro, certo?

Partindo desse primeiro ponto, o dinheiro, chegamos ao passo zero e tão necessário: o planejamento. É com base nele que vamos saber qual é a quantia a ser levantada para bancar as despesas da viagem.

Tendo um número, fica mais fácil de traçar o planejamento.

Outro ponto importante é onde – para onde pretende ir, para finalmente poder estabelecer o quando.

Para definir o seu destino, é preciso ter em mente que trabalhar online e viajar ao mesmo tempo pode acabar sendo penoso, se você não fizer um planejamento que inclua um bom acesso à internet e um mobiliário que não vá te deixar com dor nas costas durante o período de estadia.

Pois é, o mobiliário pode parecer sem importância, mas você não vai pensar assim quando estiver há mais de uma hora sentado na cama do hotel tentando encontrar uma posição para digitar sem ficar com dor no pescoço…

Então, na hora de escolher o lugar, antecipe questões que vão impactar diretamente na sua produtividade, essa é a regra de ouro.

Ainda em relação ao levantamento de custos, tão importante quanto saber o quanto vai ser necessário, é saber em que pontos você pode cortar gastos – afinal, a ideia é ganhar dinheiro, certo?

Nesse sentido, uma ótima pedida são os hostels – albergues que hospedam turistas em quartos coletivos por diárias bem baratas.

Nos hostels, você tem a oportunidade de conhecer gente de todos os cantos do planeta, trocar experiências e enriquecer ainda mais o seu trabalho.

Quer uma dica para turbinar seu portfólio e aumentar os seus ganhos, pra finalmente poder começar a viajar enquanto trabalha online? Invista em cursos, quanto mais, melhor.

Nomadismo digital: o que pesar antes de largar tudo e trabalhar online viajando

Como eu disse acima, pode levar tempo até que você consiga se consolidar como profissional que trabalha online.

Mesmo que você já tenha autoridade no assunto, se no meio digital seu trabalho não é conhecido, você vai precisar começar praticamente do zero, até alcançar a notoriedade necessária.

E, quando eu falo em “necessária” falo tanto em termos de retorno financeiro imediato, quanto do ponto de vista de se ter alguma garantia de que mais trabalhos irão surgir durante a viagem.

Em resumo, é preciso ter, além de criatividade, muita força de vontade e habilidade para se reinventar e enfrentar adversidades.

Além disso, também é preciso ter consciência de que nem sempre você vai conseguir aproveitar a viagem. Se você quer curtir todos os dias, talvez seja melhor pensar novamente: trabalhar online enquanto viaja é mesmo o que se encaixa nas suas necessidades?

Até porque, não serão poucos os dias de sol que você vai acabar curtindo só da janela do hotel, entre um trabalho e outro, principalmente até que você tenha conseguido tornar o seu trabalho consistente e ter uma carteira de clientes considerável.

Até lá, pode ser que você tenha que alternar entre trabalhar e procurar mais trabalho, sobrando pouco ou nada para dividir entre descanso e lazer.

Se nada disso for um empecilho para você, pode ser que uma nova vida esteja te aguardando lá fora!

Gostou desse artigo? Então, não deixe de baixar as 3 Principais Formas para se Tornar um Nômade Digital , e fique por dentro de todas as nossas novidades!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *