Estratégias para usar o Pinterest como ferramenta de marketing

O Pinterest é uma das redes sociais mais conhecidas no mundo, ela serve para o compartilhamento de fotos para servirem de inspiração.

A plataforma permite que seus usuários gerenciem imagens temáticas sobre seus hobbies, estilos ideais, looks, roupas, perfumes, etc.

Os usuários do Pinterest podem também usar imagens de outros usuários para formarem seus quadros de inspiração, sendo também integrado com o Twitter e o Facebook permitindo uma interação bem ampla.

Neste artigo veremos como usar o Pinterest como uma ferramenta de marketing para a sua empresa. Adiante veremos os seguintes tópicos:

  • Como começar a usar o Pinterest?
  • Pinterest como ferramenta de marketing.
  • Estratégias de marketingque você poderá usar no Pinterest

Como começar a usar o Pinterest?Pinterest

Primeiramente você precisará usar o site para criar um cadastro e montar um perfil.

Abaixo dos campos de cadastro também será possível ver um botão de cadastro com os dados do seu Facebook (você poderá usar o Facebook para fazer o cadastro).

Vamos ao passo a passo do processo de cadastramento:

  • No pré-cadastramento você poderá ver uma lista predefinida com outros itens para escolher de interesses principais.
  • Durante a finalização do cadastro você criará pastas e pins.
  • Você verá um campo de busca onde poderá digitar tags para os tipos de pastas de seu interesse.
  • Caso tenha interesse em montar uma pasta de ferramentas de marketing no Pinterest, digite essa tag no campo.
  • Os critérios da busca do Pinterest levarão em conta a quantidade de usuários que também usam essas tags, marcações e popularidade de pins.
  • Ao posicionar o cursor sobre a imagem que lhe interessar haverá opções de compartilhamento, no Facebook e no Twitter.
  • Você pode compartilhar vários tipos de conteúdo que possam interessar aos seus usuários.
  • Haverá também uma opção de salvar que permitirá que você abra a imagem e salve nas suas “pinboards“.
  • Se você não tiver uma pasta específica para as imagens que deseja, clique em um símbolo vermelho que aparecerá na parte inferior da tela, em seguida selecione “Criar Pasta“.
  • Digite um nome novo para a pasta que você criar, em seguida clique no botão “Criar”.

Adicionando imagens diretamente de seu site

Uma excelente estratégia para usar o Pinterest como estratégia de marketing e que salva bastante tempo é compartilhar as imagens diretamente de seu perfil.

A rede social permite isso através do Botão do Pinterest para o Google Chrome.

Clique aqui: Tenha Trafego Todo Dia No Pinterest

Essa rede social pode ser uma excelente ferramenta de marketing se você souber usar as estratégias.

Pinterest como ferramenta de marketing

Após ter criado a sua conta no Pinterest e selecionado as pastas preferidas; bem como criado suas próprias pastas com nomes específicos, vamos à parte que interessa para as campanhas de marketing no Pinterest!

Adiante daremos uma lista de dicas para usar o Pinterest como uma ferramenta de marketing e alavancar seus negócios:

  1. Tenha um perfil profissional: isso significa criar uma capa mais elaborada com um toque de profissionalismo, com tamanhos padronizados e com a logomarca de sua empresa. O Pinterest foca no apelo visual das imagens à sua audiência, portanto crie conteúdos gráficos à altura.
  2. Há um widget do Pinterest que pode ser instalado diretamente no seu site. Dessa forma você pode garantir um fluxo orgânico de suas imagens para a rede, incentivando seus usuários a compartilharem conteúdos que achem interessantes também no Pinterest.
  3. O Pinterest também é um espaço ideal para a utilização de técnicas de SEO. Portanto, use determinadas palavras-chaves que tenham alta relevância e suas palavras semelhantes. Você pode tirar proveito por exemplo da ferramenta Google Keyword Planner para escolher as palavras-chaves perfeitas. Porém, lembre-se de que os algoritmos do Google usam a experiência do usuário como elemento principal de ranqueamento atualmente, ou seja, tenha boas imagens e textos bastante interessantes.
  4. É importante você entender sobre os melhores CTAs disponíveis para esse tipo de rede social. CTA é uma sigla para “call to action”, ou seja, chamada à ação. São frases curtas que incentivam o usuário a curtir e compartilhar, isso com certeza lhe garantirá melhor classificação no quesito de experiência do usuário. Esse CTA precisa ficar no final do texto, após uma imagem que chame bastante a atenção e próximo aos botões de compartilhamento. O “call to action” é idealmente usado com frases curtas no imperativo, mas com um tom amigável.
  5. Marque outras pessoas que também são usuários do Pinterest em seus próprios pins. Isso permite unir usuários interessadas nos mesmos conteúdos e chamar acesso para aquilo que você estiver compartilhando.

Em conclusão, podemos dizer que apesar do Pinterest não ser a rede social mais utilizada pelas pessoas atualmente com certeza tem sua importância elevada.

Uma conta de divulgação de sua marca que conte com estratégias de marketing voltadas especificamente para o Pinterest e que tenha integração com seu site, bem como com suas redes sociais ajudará suas campanhas.

Quanto mais conteúdo interessante compartilhado em todas as redes sociais, mais as pessoas verão seus produtos e seu trabalho!

Clique Aqui: Tenha Trafego Todo Dia No Seu Site Com O Pinterest!

Veja aqui os tipos de dados que possam servir para as suas estratégias de marketing digital no Pinterest!

Estratégias de marketing que você poderá usar no Pinterest

Além das ferramentas, vamos oferecer neste artigo importantes estratégias de marketing que poderão ser usadas com uma conta no Pinterest.

Isso pode ser fundamental porque ter redes sociais sem estratégias adequadas para trabalhar com elas poderá prejudicar muito seu desempenho na rede e consequentemente sua capacidade de alcançar seguidores e clientes.

Vamos elaborar uma lista breve adiante das principais estratégias de marketing que podem ser usadas no próprio Pinterest:

A experiência de usuário é o fator mais importante do SEO

Ao elaborar estratégias para usar o Pinterest como ferramenta de marketing não se esqueça desse fator principal. Os algoritmos de todos os mecanismos de busca não estão mais somente sendo capazes de localizar palavras-chaves e backlinks.

Há algoritmos hoje em dia que são um avanço no empreendedorismo em inteligência artificial da Internet.

Para você ter uma ideia esses algoritmos são capazes de analisar dados complexos como, por exemplo, quanto tempo um usuário fica lendo um artigo, quando ele curte uma foto e quais as características dessa imagem, etc.

Ou seja, estude, leve em conta essas novas tecnologias ao elaborar suas estratégias. Se for preciso contrate um profissional que já esteja especializado em SEO dentro desses novos parâmetros.

Use as estatísticas do Pinterest a seu favor

Analise os dados, os gráficos que você obterá ao longo de determinado tempo com uma conta funcional na plataforma.

O próprio Pinterest já lhe dará indicações de como interpretar os números. Porém aqui vamos listar quais são as variáveis que você encontrará:

  • Impressões: quantidade de visualizações de um pin no próprio Pinterest.
  • Close ups: quando os usuários posicionam seus cursores para olhar detalhadamente. Essa estatística é ideal para avaliar quais conteúdos realmente interessam os seus seguidores e visitantes. A indicação é que as estratégias de marketing para Pinterest sejam criadas a partir desse fator também, invista naquilo que dê resultado.
  • Cliques: o número de cliques informa a quantidade total de pessoas que visitaram seu perfil no Pinterest. Se for preciso elabore estratégias para aumentar o número de cliques.
  • Pins salvos: esse é o grande indicador de que você criou um conteúdo top, quando alguém salva seu pin todos os seguidores daquela pessoa o verão. Quanto mais gente salvar sua postagem, mais acessos você consegue e o negócio começa a crescer exponencialmente.
  • Salvos nestas pastas: o Pinterest pode identificar os tipos de pastas nas quais os usuários salvaram seu pin. Esse indicador é interessante para permitir que você saiba o que as pessoas estão pensando sobre seus conteúdos e até lhe dar insights sobre como criar novas postagens interessantes.

Conclusão

Neste artigo, vimos as principais características e usos da rede social Pinterest como ferramenta de marketing.

É uma rede que tem cerca de 250 milhões de pessoas no mundo todo funcionando como um grande catálogo de fotos, coleções de ideias legais e estilos interessantes.

Você gostou deste artigo? Curta nosso trabalho e compartilhe com todos as excelentes potencialidades da rede social Pinterest!

Clique Aqui: Tenha Trafego Todo Dia No Seu Site Com O Pinterest!

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *